quarta-feira, 25 de junho de 2008

Avesso



O frio do Sol,
O frio que nao se sente,
O frio que se esquece;
O calor da Lua,
O calor que nao se sente,
O calor que enlouquece;
A Tristeza ri em alegria,
A Alegria chora em tristeza;
O Sono que acorda desesperado a noite,
O Desespero que consola o dia;
Fome se torna lucro,
Lucro que corre em veias,
Poderosas veias indiferentes;
Esperamos o que?...
Vendo passivamente verídicas mentiras se tornarem verdades,
Sentimos o que não é.

19 comentários:

  1. demaaaaaaaaaaaais!
    nossa senhora, isso q e saber lidar com as palavras em?
    bjim

    ResponderExcluir
  2. "o frio do sol e o calor da lua"
    muito fino cara!

    ResponderExcluir
  3. Ei cara, o seu inverso da sensibilidade indica sua incapacidade de sentir o que é real.Não é necessário ser um psicólogo para deduzir a sua condição de ser humano que é contra tudo o que a humanidade acredita, cujas frustrações com a vida deram uma mentalidade que induz a criticar ou reprovar tudo aquilo no qual você fracassou, sem contar a carência humana que deve rodear a sua personalidade,uma vez que pessoas como você precisam sentir-se valorizadas.Um conselho ... Vá procurar a Deus ... Pelo menos se fracassar com ele (o que seria muito difícil já que você é um ser humano tão superior) você não poderá criticá-lo (e eu sei que tentará) porque ele continuará sendo Deus e você um simples ser humano frustrado.

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me mais o anônimo sou eu...

    ResponderExcluir
  5. Não é o Marcos Paulo não é o Marcos Silva.

    ResponderExcluir
  6. Meu caro "anônimo", ou melhor, Marcos Silva, de fato nao me recordo de vc. Contudo ainda nao entendi o pq de postar como anônimo...
    Bom, em primeiro lugar, assim como vc se diz "um perceptor", vou agir da mesma forma. Pelo q vc escreveu fica claro q vc nao conhece nada de literatura, ou melhor, eu diria absolutamente nada mesmo!
    Nao se julga um autor pelo q ele escreveu, quanto mais sobre a sua vida pessoal.
    Existem tantos autores magnificos q falam sempre de "utopias" e isso nao significa q eles vivem assim, outros escrevem do q nao vivem, por exemplo, "nao é nessessario nascer na Africa para se falar dela", e se saem muito bem.
    Ja em relaçao aos textos q postei aqui, sao apenas alguns dos q ja fiz, e nesses em questao, se vc ler bem verá q quase em todos falo de modo amplo, com uma visao de pluralidade...
    Se vc nao concorda, é seu direito, mas eu diria q vc nao vive nesse mundo.
    Quem te disse q "fracassei" como vc disse?! Afinal em relaçao ao q vc colocou essa palavra? Vc so pode ter algum poder sobrenatural!
    Quanto a Deus, o assunto é tao complexo, q por hora nao vou perder mais tempo aqui, desculpe.

    ResponderExcluir
  7. Que bom que chamei sua atenção...
    A minha crítica não é objetiva quanto ao que você é e sim quanto ao que você tem.
    Qual é o seu conteúdo ?
    Não tive e não tenho o objetivo de desqualificá-lo quanto ao que você acha ser certo,na verdade admiro pessoas que com inteligência escrevem palavras diretamente no cérebro humano e com isso criam adeptos de conceitos (você conseguiria fazer isto ?) e não somente fãs.
    Meu caro,Achei formidável o texto que escreveu entitulando-o de "Minha Vida" mas,que autoridade nós temos sobre ela ? De quem ou o que é a propriedade ? Afinal nós somos da vida ou a vida é nossa (Sopro da vida) ? Quem "pode mais" ela ou nós ? Quem faz o mal ? (definamos o que é mal na vida) ela ou nós ? seria a vida nossa cúmplice ou exactora ?
    O óbvio é sempre o óbvio,não importa de que maneira ele seja declarado,se com grande riqueza de vocabulário ou não.Escrever com humanidade não é difícil pois se assim o fizermos iremos levar os leitores a deduzir o óbvio,aquilo que todo mundo já sente mas ainda não ouviu ou leu,como se disséssemos mais uma vez que "tudo o que sobe tem que descer" apenas com um pouco mais de classe.
    Repito,não quero contestar o seu conteúdo humano e sim conhecer o seu conteúdo espiritual (por favor,não confunda com religiosidade).Invadamos o motor do universo que nos cerca e descubramos motivos do "porque é" e não simplesmente o "que é".
    "Deus" qual é a complexidade do assunto ?
    Quero discutir o tema da "existência" e não simplesmente o "existir".
    Por outro lado entendo que talvez o seu interesse não seja como o meu,pedindo,portanto,que me fale se o importuno.Caso me responda positivamente não postarei mais nenhum comentário e tampouco voltarei a visitar o seu blog.

    ResponderExcluir
  8. "mas eu diria q vc nao vive nesse mundo ..."
    Essas são as suas palavras e,pensando bem,talvez isso realmente nos dê a habilidade de interpretar o mundo ou a sua "realidade" de modo coerente com o que verdadeiramente é e não com o que parece ser.Estarmos um pouco alheios a realidade talvez aguce nossos sentidos "sobrenaturais" (ou seria apenas sensibilidade ?) para conhecer a verdade que o tempo todo esteve diante de nossos olhos.

    ResponderExcluir
  9. Meu caro, vc nao me importuna nao. Pode postar quantas vezes quizer, será sempre bem vindo...
    O fato é q literatura é algo tao rico q na verdade quando vc le um texto ou escuta uma musica(onde se ha poesia muitas das vezes tb), o "conteudo" como vc colocou, esta muito pouco no autor da mesma, mas sim na sua interpretaçao. Por exemplo, temos aquele velho dito, "o copo esta meio cheio, ou meio vazio?", depende de quem ve!
    mas no fim é o mesmo copo!
    Trazendo isso para um texto, uns o enxergará de uma forma, o comparará com algo vivido e tal, talves completamente diferente do q eu pensava passar ao escreve-lo. Entao, pensa comigo, como é grande o valor de um poema! poder dizer tantas coisas e ao mesmo tempo ser apenas um!
    Como seria bom se todos q lessem meus textos pensassem da mesma forma, mas isso tiraria a grandeza da capacidade humana de ser, por si só!
    Obrigado pelos elogios aos meus textos.
    Entao vc disse, "...O óbvio é sempre o óbvio,não importa de que maneira ele seja declarado..."
    Mas ai te pergunto meu caro, o q de fato é tao "obvio" assim na vida?!...
    Pra mim, todos os pontos de vista tem valor, sempre posso tirar algo de bom, aprender, mesmo coisas q teoricamente ja sei.
    Rubem Alves é um mestre nisso, ou melhor, nessa verdadeira arte eu diria. Como é bom e valoroso (no conceito ético do q tem valor), poder passar o simples!

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Quanto a suas perguntas, entao...

    A "complexidade" sobre Deus, q vc disse nao saber qual é, te pergunto pra começar, qual Deus?!
    Meu caro, existem mais de 150.000 crenças no mundo, doutrinas de todo e qualquer ensinamento e cultura, so ai podemos ver q no minimo se trata de algo muito complexo, isso sem levar em consideraçao q estamos falando de fé e nao de fatos e provas!
    vc nao julga uma assunto assim complexo?! confesso q nao faço a menor ideia de qual é o seu conceito para essa palavra, com todo respeito...
    Em relaçao as demais perguntas concordo com vc, devemos sim buscar essas respostas tao complexas, cujas ja estao sendo "procuradas" desde o principio, quem sabe um dia nao chegaremos a uma resposta favoravel para todos!
    Mas veja bem, quem sabe nao nos surprienderemos ao saber q a resposta do "porque é" nao é "o que é", e a "existencia" nao é o "existir"?!...
    Gostei do q vc disse, tomara sim q "aguce" os nossos sentidos se assim for!

    ResponderExcluir
  12. Meu caro, obrigado pela oportunidade de continuarmos.

    Queria que já tivesse ficado claro que o assunto em questão não é a habilidade minha ou sua ou de qualquer outra pessoa de escrever ou interpretar textos, e sim de interpretar o mundo, colocando-nos em uma posição externa a realidade, encarando-a como resultado de um fator. O fator sim deve ser avaliado, não o resultado.
    Marco Aurélio, imperador e filósofo da Roma antiga falou, “... a vida é o resultado do que pensamos”, será que Charles Read estava certo quando afirmou, "... Semeias um pensamento e colherás uma ação; semeias uma ação e colherás um hábito; semeias um hábito e colherás um caráter; semeias um caráter e colherás um destino”?
    Você talvez tivesse razão quando perguntou: "... o q de fato é tão "obvio" assim na vida?".
    Poderia ser, se o que Marco Aurélio e Charles Read afirmaram está certo, que, se eu fosse uma boa pessoa, a "vida" seria boa para comigo, dando-me a recompensa por minha conduta perante ela. Mas convenhamos... Não é assim...
    Disse Rui Barbosa "... De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar-se o poder nas mãos dos maus, o homem chega a rir-se da honra, desanimar-se da justiça, e ter vergonha de ser honesto!"
    Meu caro o mundo parece injusto ou, na verdade, não conhecemos a justiça?
    Deus... Não é esta a figura complexa na história (por favor, sem sermos evasivos no conceito, consideremos "Deus" como aquele que é maior do que o adorador em todos os sentidos e o julga nesta vida e no porvir, assim o é em pelo menos 90% das 150.000 crenças que formam as mais de 30.000 religiões no mundo). Responda-me qual é o fundamento da "fé”. Como o ser humano se apega a uma crença não como uma posição intelectual e sim comportamental?
    Ótica intelectual é limitada para entender o que é fé talvez isso te leve a vê-la como algo complexo. Diria que conhecimento pode ser didático, mas sabedoria é pessoal (é deste "conteúdo" que estava falando). Se chamássemos uma pessoa de cada religião poderia afirmar que cada uma destas 30.000 pessoas viveu ou vive uma experiência pessoal que os motiva a não encarar a fé com base na razão, sendo assim, quem é o verdadeiro sábio?
    Quanto às outras perguntas que fiz diria que não são “tão complexas”, a verdade é que não paramos para pensar nelas.

    ResponderExcluir
  13. frio do sol, calor da lua, sono que acorda... adorei as antíteses... rsrsrsrs...

    ResponderExcluir
  14. Brigadao gente!
    q bom saber q vcs gostaram das "antíteses"...
    assim ficou mais facil passar o objetivo final do texto, nao?
    Espero q cada um tire sua propria interpretaçao justa ao tema!
    valeu!!

    ResponderExcluir
  15. Resposta ao Marcos Silva:

    Meu caro, convenhamos q se de fato vc "...Queria que já tivesse ficado claro que o assunto em questão não é a habilidade minha ou sua ou de qualquer outra pessoa de escrever ou interpretar textos...", seu primeiro comentario nao foi bem escrito, pois foi o q vc passou, mesmo q tenha sido sem querer.

    Mas entao, gostei muito do q vc escreveu citando os exemplos classicos como o de Rui Barbosa, e ja respondendo tb, com categoria por sinal; contudo ainda nao concordo com as suas colocaçoes sobre "Deus", ainda vc pouco disse e nao se explicou, enfim...
    Sobre a sua pergunta "qual é o fundamento da fé", eu diria q so vc pode responder a si mesmo, pois fé é individual e cada qual julga a sua. Ja em relaçao a Biblia, vemos em Hebreus (11:1) "Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem".
    Em relaçao a sua pergunta subsequente, o seu humano se apega a uma crença, quase sempre por conveniencia, pelo menos vejo assim, ele (o ser humano em geral) sempre busca "algo" q o fará bem.
    Eu nao disse q "vejo fé como algo complexo", ainda q de certa forma eu pense assim, o q disse foi q "Deus é um assunto complexo", e pra mim isso nem se discute; os numeros, q vc tb os colocou deixa isso mais do q claro.
    A complexidade nas suas perguntas anteriores, nao estao nas perguntas em si, por assim dizer. Mas estao nas vareas respostas q obtivemos, muitas das vezes convincentes e sobre os mesmos assuntos, por toda a nossa historia, e sempre sao questionáveis. Ai esta a complexidade, afinal nao estamos nos questionando agora?!

    ResponderExcluir
  16. Fabuloso !

    Meu caro, fico feliz por termos ido para a página 2 !

    Desculpe-me por não ter sido claro quanto a minhas colocações sobre “Deus”,o fato é que, apesar de querer falar adiante a respeito, neste primeiro momento não estava falando sobre a pessoa de Deus e sim quanto à figura de Deus no contexto.Já que são 150.000 crenças achei que poderíamos falar de Deus de “modo amplo e com pluralidade”,pelo menos por enquanto.
    A figura na questão é composta e não única,digo do deus (substantivo) que não existe sem um adorador e, do adorador que não existe sem um deus.Talvez você tenha achado que,quanto a Deus, eu ainda pouco disse e não me expliquei porque,realmente,eu não disse nada.Caso queira poderemos falar depois sobre a pessoa de Deus no nosso ponto de vista,sem discutirmos a respeito.
    Apesar de pequeno,nosso contato faz-me ver-te como uma pessoa coerente,além de culta.
    Você mencionou “...ele (o ser humano em geral) sempre busca "algo" q o fará bem.”, concordo com você e digo ser notória a sua observação.
    No último domingo,ministrei uma palestra que tinha por tema: “Doenças degenerativas da alma e suas curas”.Como o público era menor que duzentas pessoas ficou fácil notar,através da reação emocional dos que lá estavam, como o ser humano tem problemas que ele mesmo não entende e como ele luta para resolvê-los mesmo sem conhecer os caminhos para tal.Daí parta,parcialmente, a vulnerabilidade do homem à venerabilidade do Deus.
    Lembro-me de ter mencionado experiência pessoal que motiva a fé (capacidade mental de crer).O que você pensa a respeito?
    O que você me diz sobre as pessoas realmente sentirem-se bem ou encontrarem esse “algo” no simples ato de crer?

    ResponderExcluir
  17. Pois é! tb nao imaginava q um assunto renderia tanto! espero chegarmos em um resultado e passar a "debater" outros assuntos em outros textos tb!
    mas ate agora valeu a pena sim, acho q ambos podemos tirar algum proveito disso tudo, nao é?
    vc escrever tb?...

    Sei como é, por isso digo q falar sobre "Deus" sempre será complexo.
    Pra ser de todo sincero ainda nao entendi o motivo de colocarmos, ou melhor, vc ter colocado "Deus" nesse assunto. Contudo direi um pouco da minha opiniao...

    Como vc disse, acho melhor deixarmos pra depois nossos pontos de vista, pelo menos por hora.
    "...a vulnerabilidade do homem à venerabilidade do Deus..."; vc colocou muito bem essa palavras, aqui se resume quase todo o pq das crenças e religioes.
    Porem se "vermos" deus so dessa forma, o mais provalvel é q Ele nao exista, uma vez q dessa forma "geramos" deus a partir de nossas dificuldades e sofrimentos.
    Criamos uma "guimera", onde tudo supostamente teria soluçoes e felicidades, por assim dizer.
    Um exemplo classico, em muitas crenças o Sol era deus, hoje vemos q isso é ridiculo ao ponto de vista lógico!
    Lembrando, nao estou colocando minha opiniao pessoal, nem defendendo o ateismo, mas sim fatos.
    Entao pergunto, qual será a lógica para crermos em "Deus", ou ainda, escolher um deus entre tantos?!
    A resposta é simple, pq nao há logica! Há sim fé, isso é claro em todas as crenças, cujo o nome ja diz, "crenças", ou seja "crer" em algo sobrenatural.

    Quanto a sua primeira pergunta, fui levando dessa forma ate aqui, para q minha resposta ficasse mais coesa...
    Enfim, fé é isso, "experiência pessoal", eu ja repondi a respeito quando vc perguntou sobre "o fundamento da fé", lembra?
    Por isso fé é tao unica para cada pessoa, esta diretamente ligada ao q vc passou, viveu, sobre a sua cultura etc...
    Isso vendo fé num angulo geralizado, claro! Nao vamos entrar na complexidade ligada a cada religiao, como a predestinaçao no Cristianismo e no Judaismo por exemplo, pois ai teremos outro angulo muito extenso.

    Senguda pergunta, vejo como algo bom e ruim ao mesmo tempo, se é q isso existe! rs...
    Nao significa q para algo q crermos ser verido, este tem q ser necessariamente bom ou nos fazer bem, se nao fosse assim seria uma das maiores ignorancias...
    Por exemplo, muitos dizem q "Deus" nao existe, "pq se ele existisse, o mundo nao seria assim", dizem. Mas ai pergunto, desde quando "Deus" so existe se ele for bom, afinal Ele é "Deus", nao poderia ser mau?! Como parte da minha opiniao, acho q "Deus" esta muito acima de ser bom ou mau, por assim dizer em nossos conceitos.
    O lado bom, é ver as pessoas terem objetivos na vida, agirem de forma pura e com alegria ao crer em algo...
    As vezes isso nos soa irracional, mas na pratica vemos isso com frequencia, nao é?
    Contudo ainda nao significa ser o "certo"...

    ResponderExcluir
  18. muito interessante o debate de vcs, com certeza isso da assunto pra mais de 1000 post!
    mas tb nao entendi a causa do marcos silva colocar deus aqui, mas como disse muito bom, valeu a pena ler!
    concordo com o q o moises disse, fé é muito pessoal

    ResponderExcluir