sábado, 6 de setembro de 2008

Somente Hoje


“Não fiquem preocupados com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã trará as suas próprias preocupações. Para cada dia bastam as suas dificuldades.” (Jesus Cristo / Mt 6:34)

Você nem precisa ser Cristão para ver como essas palavras são sábias...
Estamos inseridos em uma sociedade de metas, planos e resultados para o futuro. Com isso esquecemos que vivemos o presente, o hoje, e não o amanhã.
O amanhã é incerto; já dizia o provérbio: “Não deixe para amanhã o que pode ser feito hoje”.
Não quero dizer que devemos ser imprudentes, pelo contrário, planos fazem parte da vida, da sobrevivência, do sucesso. Contudo, um plano só pode se realizar se agirmos no presente. Portanto deixe de viver o possível fim, viva o meio.
Rubem Alves, certa feita, comparou o presente e o futuro com uma bela maçã. Ele disse que não há como saber se uma maçã está bichada, ou não, sem a morder; não existe razão para se encher de medo sobre algo que ainda não aconteceu.
Jamais devemos perder o hoje, por um medo futuro, vivendo uma dor futura. Não estou dizendo que devemos rir o tempo todo, rir em meio à dor, não! Isso é loucura! Não podemos é sofrer por uma dor que ainda não existe. Se for para sofrer, sofra apenas naquele momento que a dor existir, se ela realmente vir a existir.
Não perca mais tempo vivendo o futuro, cada minuto no “futuro” é um a menos no presente.
Seja feliz hoje – ou infeliz, quando for o momento inevitável de o ser – mas seja somente hoje, seja agora. Afinal o passado existe apenas na memória, e o futuro na imaginação.
Viva o presente! "Carpe Diem"!

“È preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã; porque se você parar pra pensar, na verdade não há”. (Renato Russo / Pais e filhos)

12 comentários:

  1. Moises, texto maravilhoso... vc escreve com uma certa leveza, firmeza, verdade e com muita sabedoria.É uma leitura gostosa não é exaustiva. não deixando de nos colocar frente a uma leitura de aprendizagem rica, o mesmo não sendo vazio , amei estamos muitas vezes sedentos da palavra frente ao maior dos livros"Biblía", Que vc através de seu talento literario nos presenteie sempre com suas doces , firmes e sábias palavras.... Abraços!!!! Cléo...

    ResponderExcluir
  2. É isso ai...o seu hj dia..

    o nosso hj,,, que é presente... um presente... seu pra mim... fazer parte do meu presente..

    bjinhus, hjs, presente

    Lelli

    ResponderExcluir
  3. nossa cara...
    Eu queria ter uma paz de espirito e conseguir escrever testos assim

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pelos elogios pessoal!! q bom q vcs gostaram!!
    Gostei do q a Cléo colocou, "Leitura de aprendizagem rica"; na minha opiniao esse é o objetivo maior de todo mundo q escreve, ensinar e principalmente aprender, essa troca de informaçoes é o q faz da Literatura algo tao rico!!

    Ainda estou aprendendo tb! rs
    Mas espero sempre esta contribuindo com algo sim.

    Quanto a "paz de espirito" pra escrever, nem sei se de fato ela é tao crucial assim, colocado dessa forma soa como algo impossivel de alcançar...
    Umas vez Luiz Fernando Veríssimo disse:
    "O mundo é como um espelho que devolve a cada pessoa o reflexo de seus próprios pensamentos. A maneira como você encara a vida é que faz toda diferença."

    As vezes basta-nos apenas isso para escrever, nao concordam?...

    Mais uma vez, obrigado!!!

    ResponderExcluir
  5. o futuro esta apenas nas agendas e calendarios!

    ResponderExcluir
  6. Ei Moisés...parabéns...ótimo texto..continue assim...abs

    ResponderExcluir
  7. " te peço pra lembrar que o dia nasce e acaba"...seu texto me fez lembrar uma musica..

    cada dia é cada dia...mas se não tivermos futuro...de que adiante ter o presente? entende...as coisas são unidas..temos que viver o dia a dia...mas temos que planejar e organizar nosso futuro...se não seriamos todos vitimas dos mesmos dias a vida toda...


    aparece lá...

    http://blogdocleidemar.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Parabens pelo texto!!
    Tudo o q vc disse faz um sentido tao grande q nem sei como explicar!! amei!!
    li o comentario acima e concordo em partes, mas o texto diz isso sim, diz para planejarmos hoje, mas nao vivermos o plano!!
    "Viva o presente"!!
    bjim

    ResponderExcluir
  9. O ontem já passou e o futuro ainda não chegou. A única coisa que podemos mexer então é no hoje!!!
    Devemos viver um dia de cada vez, vamo splanejar p que podemos fazer hoje, o que vamos fazer amanhã...amanhã a gente planeja!!

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  10. Brilhante texto. Vejo o assunto abordado na postagem como uma das maiores dificuldades de nosso tempo: viver o agora. Quão bom seria se soubéssemos valorizar aquilo que temos, sem sofrer pelo passado ou pelo futuro.

    passa lá
    www.antologiaracional.com
    parceria?
    abraços!

    ResponderExcluir
  11. Devemos ser moderados, viver intensamente cada dia, mas não cometer absurdos como se tivesse certeza de que o mundo vai acabar amanhã. E fazer planos para o futuro sim, mas não se amarrar a fatos que ainda nem aconteceram.

    Parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  12. Texto otimo,como sempre né!
    Hoje aqui amanha nao se sabe...vivo agora antes que o dia acabe...
    a gente nunca sabe o dia de amanha,cabe a nós vivermos o hj!
    bjus

    muito de mim atualizado

    ResponderExcluir