segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Uma análise sobre Política


Hoje, após esta última eleição para prefeito em todo o Brasil, podemos ver de forma clara muitas coisas que antes não apareciam abertamente.
Por exemplo, vemos um nepotismo cada vez mais descarado. Kassab foi eleito devido a José Serra, em São Paulo, como o próprio colocou no seu primeiro discurso como prefeito reeleito. Márcio Lacerda, aqui em BH, era um mero desconhecido da maioria, como apropriadamente disse a candidata Jô Morais: “Ele não seria eleito nem para síndico de prédio se não fosse o apoio de Aécio e Pimentel”; onde fizeram uma "aliança" muito suspeita, e até podemos dizer desleal, talvez, entre doze (12) partidos, cujo, dentre eles, houve a inédita parceria entre PSDB e PT. “Foi um milagre ter 2º turno”, como protestou o candidato Leonardo Quintão.
Vejam ainda o que acontece no aclamado “marketing político”. O agora (depois do episódio Mensalão) super famoso publicitário Duda Mendonça, em entrevista a Rede TV, demonstrou uma básica estratégia usada por ele e por todos profissionais de sua área. Uma tática no mínimo covarde: Fazem uma pesquisa geral em toda cidade, com pessoas de várias idades, e assim descobrem o que a maioria espera de um determinado político, ou cargo político.
Posteriormente, colocam isso no programa eleitoral, com todo aquele falso “charme”, tendo a certeza de que agradará a maioria. Que deslealdade, não?! Acredite, isso é cotidiano.
Contudo, pôde-se ver um lado muito bom nessa última eleição. Mesmo com toda a máquina trabalhando para um determinado lado – em quase todos estados do Brasil, onde houve 2° turno –, o povo respondeu nas urnas de forma contrária. Nenhum candidato favorecido ganhou de forma absoluta; mesmo com toda manipulação e força destes, as eleições foram acirradas.
Espero que o povo brasileiro um dia vote mais consciente, mais coerente, não se deixando levar por qualquer propaganda enganosa. A caminho, já estamos, porém, neste momento, o próximo passo é cobrarmos daqueles que lá estão.
Só assim aprenderemos a construir um futuro melhor.

16 comentários:

  1. O povo tem que receber uma educação sobre o voto. As pessoas votam em certos candidatos por influência de outros, em vez de escolher a melhor opção.

    Muito bom o blog.

    VISITEM:
    http://tchannannan.blogspot.com/[B]

    ResponderExcluir
  2. Fiz um post assim no meu blog sobre o voto consciente e tals, mas são poucas as pessoas que levam isso a sério. Falta uma educação Sociologia e Filosofia vai voltar ai qm sabe melhora...

    T+
    Abraços

    O que é o nada?

    ResponderExcluir
  3. é...complicado o lance da politica, não curto mt debater politica porque sinto que não há maneiras de mudar! sei que estou errado mas nao sinto valor no meu voto!
    boa semana!

    ResponderExcluir
  4. Eu gosto de Minas porque além de ter uma grande riqueza cultural,tem umas coisas tão lindas,a natureza então nem se fala!
    Posso te falar uma coisa? Nem eu sei como funciona esse Selo HAHA!

    -

    Política é uma coisa meio louca mesmo,o que deveria ser feito com uma intenção digamos "boa" ,é feito de um modo não muito bom;o que acaba fazendo com que a política seja ruim e nosso país ou até mesmo nossa cidade sejam representados e comandados por pessoas inadequadas.
    Primeiramente,a política deveria ser levada mais a sério,e todos os candidatos deveriam ao menos ter um curso superior,porque até para ser frentista de posto de gasolina tem que ter,e eu não sei bem.Isso me deixa confusa.
    Aqui um gari ganhou para vereador,então tá bom!
    Eu fui com a cara do Quintão,só não sei quais seriam os planos dele e como iria ser se ele ganhasse.
    Meu comentário é sem futuro.

    ResponderExcluir
  5. esse negocio de "apadrinhar" é fogo...

    creio que nem sempre esta forma de "nepotismo" ganha eleição...

    mas concordo com a parte de que os brasileiros em geral não sabem votar, por exemplo...como os americanos....
    ontem, no Jornal da Globo passou mais uma das materias ligadas a Obama e McCain e o que se nota é que realmente cada americano sabe mto bem oq ue esta fazendo na hora de dar o seu voto...

    mesmo sabendo que o candidato não é o melhor (que digamos de BUSH??)

    heheh

    parabens pelo post e pelo blog!

    ResponderExcluir
  6. Concordo em gênero, número e grau com vc! No caso do nosso novo prefeito,o Marcio Lacerda, a vitória só foi conseguida pelo seu Q.I. : Quem Indica...kkk

    É triste ver que mesmo depois de tudo que nosso povo já sofreu por causa de políticos inescrupolosos o povo ainda vota pq fulano ou ciclano disseram que isso é o melhor!
    Concordo que Aécio e Pimetel tiveram e tem otimas gestões em nosso estado e capital respectivamente. Porém esse candidato da aliança nada mais é do que um fantoche, os dois primeiros anos de sua gestão serão maravilhosos, será uma forma para que nosso querido governados faça sua campanha para presidente da republica, e para que nosso querido prefeito Pimentel faça sua campanha para ser o nosso proximo governador...
    Isso sim pertuba, a midia mais uma vez foi usada para manipular uma maioria que infelizmente não tem consciencia politica, mais que um dia, tenho fé... terá

    ResponderExcluir
  7. disse tuuuuuuuudo!
    dificil ter q aguentar isso,
    eles prometem, prometem e nao fazem nada
    e fica um brigando com o outro, mostrando coisas q nao tem nada a ver so pra desacreditar o adversario
    agora e esperar pra ver ne

    ResponderExcluir
  8. O povo votou bem conciente!!!Pior seria c o Quintão ganhasse...eu o conheço e sei ki ele eh bem pior ke qualquer um .....ate o marcos valerio seria menos pior!!!
    Vc dexou claro ke prefere o Quintão....pura falta de informação!

    ResponderExcluir
  9. Política é muito bom, legal e válido. Politicagem é que não dá para aguentar, e infelizmente é isso que este país tem.

    Para não ser muito extenso no comentário, já havia escrito um texto sobre o sistema eleitoral, que dentre muitos problemas possuem este que vc relatou. Se tiver interesse, dê uma passada em http://mundiota.blogspot.com/2008/10/sistema-eleitoral.html

    []'s

    ResponderExcluir
  10. Obrigado galera!!

    É bom ver como vcs tem opinioes diversas e valiosas!
    com certeza somam muito ao texto.

    Gostei muito do q vcs disseram, sobretudo a Thamiris (Muito de Mim) e o Rj.

    Mas aqui quero, responder a Sara especialmente...

    Entao Sara, primeiro q fique claro q respeito sua opiniao, mas veja bem...

    Começo com uma pergunta, vc conhece o Marcio Lacerda?...
    Nunca houve uma "virada" nas eleiçoes tao expressiva como a q houve aqui em BH dessa vez.
    No començo do segundo turno, o ex-candidato Leonardo Quintao tinha mais de 60% das intençoes de votos. Emtao, por que será q houve essa tao significativa virada em pouco tempo?...

    Os acessores e publicitarios de Marcio foram desleais, usaram coisas q nada dizem respeito a polica para desacriditar o Leonardo Quintao...
    E conseguiram facil levar o povo para onde quizeram, veja bem:
    O q tem a ver coisas como o "chute na bunda", o pai dele em Ipatinga ser honesto ou, o sotaque dele ou ainda o Nilton Cardoso, com o seu plano de Governo?...

    Porem assim levaram o povo mineiro a mudar de opiniao com essas coisas fúteis, e nos elegemos alguem q nunca ou mal houvimos falar, e q por sinal faz parte de um "complo" entre partidos e visoes politicas para o futuro, alguem q nunca se quer foi candidato a nada...

    Pra finalizar, nao vem ao caso se eu prefiro o Quintao ou nao. O q nao aceito de jeito nenhum é favorecer pessoas assim com o Lacerda e sua "equipe" com o meu voto!

    No mais, pra mim "falta de informaçao", é votar em pessoas assim!

    Abraço pessoal!

    ResponderExcluir
  11. voto tem q ser facultativo, que bom que tem gente que pensa e ainda, publica oque pensa sobre politica, o povo nem sabe mais nem em quem nem pra que estão votando

    VISITE:

    http://tecnijogos.blogspot.com

    hoje jogão full baxa download

    ResponderExcluir
  12. Me atraiu sua maneira de escrever. Sua narrativa. Clara e objetiva, mas sem deixar que um leve encante engane nossos olhos.

    Abs

    ResponderExcluir
  13. olá moises
    gosto muito de discutir sobre politica e gostei do seu post, posso dz o que aconteceu aqui no Rio, esse negocio de marketing funciona mesmo, gabeira usou muito isso para sair lá das ultimas posições e quase ganhar a prefeitura, a diferença foi "apenas" 55mil votos, mas não gosto muito de debates, foi uma troca de acusações e ofensas, proposta que é bom nada, vira um show de comédia, na verdade a maioria dos debates no brasil é realmente assim....

    valewww
    gdde abrsssssss
    gostei do seu blog
    fernu
    até

    ResponderExcluir
  14. Adoreeei esse post caaraa, é isso ai o povo tem que tomar consciência antes de votar, a galera só sabe flr dos políticos, mas não fazem por onde, no fundo todos somos iguais!

    ResponderExcluir
  15. Eleitor Basileiro que acreditar que urna eletrônica é segura, esse pode acreditar em papai noel e gnomo.
    O Brasil crece em bolsões de miséria; bolsões de violência, imcompetencia e acima de tudo é campeão em corrupção. Chega! os revolucionários do passado que tomaram o governo das mãos dos MILITARES, e hoje estão no poder, são um bando de imcompetentes, corruptos e despreparados para estaresm no poder.

    ResponderExcluir