domingo, 8 de março de 2009

“Cartas Marcadas”


Talvez, o maior problema da política no Brasil é a falta de renovação. A nossa Constituição “faz de tudo” para que isso não ocorra, impedindo terceiro mandato consecutivo e outras coisas mais. Contudo, não é suficiente. O que vemos é uma grande troca de favores, jogadas de mídia, nepotismo, manobras e mudanças de cargos; sejam eles eleitos pelo povo ou não, sempre os mesmos estão no “poder”, as mesmas figurinhas, são como “cartas marcadas” em um baralho, só trocam de lugar.
Fernando Collor de Melo, novo Presidente da Comissão de Infra-estrutura. Collor mais uma vez num cargo de grande responsabilidade e poder. Este é mais um dos vários exemplos que podemos citar para justificar o que eu disse.
Não devemos prejulgar, condenar alguém pelo passado, diz a ética; salvo quando se trata de política, afinal, é o único meio de referência de que a população dispõe para eleger seus representantes. Collor e poder, mistura perigosa! O orçamento do PAC está em Alerta!
Não desejo mal ao Collor, pelo contrário, desejo que ele mostre que amadureceu. Porém, não concordo com a forma que ele chegou ao poder.
Este está longe de ser um caso isolado, vemos esse tipo de situação o tempo todo, políticos que não se explicaram, corruptos, inescrupulosos, e assim que a “poeira abaixa”, lá estão eles de volta, indicados para serem Secretários, Ministros, e por ai vai... Em seguida, a memória do povo, que é curta, já apagou, e logo são eleitos para cargos de grandiosa responsabilidade política.
Precisamos de gente nova e compromissada, sobretudo; assim, podemos fazer uma mescla com os políticos experientes que lá estão (a parte honesta e correta, claro!). Esse é nosso dever ao votar.
Precisamos de renovo, já!

10 comentários:

  1. Em meio a essa leitura e ao fundo uma música de Yann Tiersen que faz parte da trilha sonora de "Le Fabuleux Destin d'Amélie Poulain " pude refletir sobre isso , concordo com o que você disse, hoje em dia ou melhor sempre, os políticos trocam de partido como se trocassem de roupa de acordo com os seus interesses e não com os interesses dos Brasileiros que os elegeram, eles se esqueceram quem os puseram lá e pra completar além disso o povo brasileiro também tem uma memória curta , onde em sua maioria não tem uma educação de boa qualidade os impossibilitando de ter uma visão clara da realidade , ou seja , um povo ignorante politicamente ... infelizmente é assim, concordo com você quando diz que o voto é nosso dever como cidadãos (afinal de contas o voto é obrigatório p/ maiores de 18 e menores de 65 (?)) , mas acho que o que está em cheque não é só dever, e sim o fato de que você está votando consciente?! É ele que você quer p/ te representar??!Acho que é isso que está em questão , não só o dever , mas sim a consciência política da pessoa que infelizmente não é dada...

    Ps.: Gostei do seu blog , da forma como vc escreve e principalmente pq tem uma pitada de política ...
    :^)

    Bjs!

    ResponderExcluir
  2. infelizmente nem todos pensam concientemente como nós meu caro...
    Politica no Brasil sempre foi e sempre será um jogo de cartas marcadas. E agora devemos tomar cuidado novamente com nossas contas bancarias ou protegeremos nossos bolso? pq sempre ouvi dizer que quando perdoamos alguém o erro é sempre cometido outra vez e de forma mais grave...É Brasil,temos que criar consciência politica bem rapido, antes que não nos sobre nem as calças!

    ResponderExcluir
  3. Excelente artigo político, Moisés. Costumo dizer que cada povo tem o governo que merece. É triste ver tudo isso. Concordo contigo em gênero, número e grau.

    ResponderExcluir
  4. a lei é mto branda, tanto pro ladrao de galinha qnto pro colarinho branco...por isso eles deitam e rolam

    ResponderExcluir
  5. As leis no Brasil não são respeitadas, e também, não são nem rigidas com quem as desreipeta.

    www.casadobesouro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. nao havia titulo melhor pra vc colocar, Cartas marcadas, perfeito!
    esse é nosso pais, sempre os mesmo pilantras, ganhando um fortuna e nao fazendo nada. e o povo ainda diz q o brasil é uma democracia!!!
    bjim

    ResponderExcluir
  7. Eis ai o maior problema do povo brasileiro, não sabemos votar. Temos um deficit em nossa memória retrógada, e perdoamos facilmente aquilo que nos dá trabalho demais não perdoar!
    Sou a favor de dar uma segunda chance para todos, afinal de contas todos somos passiveis de erros, mas essa regra não aplico à política. É coisa demais em jogo para arriscar um novo erro, é toda uma nação de proporções continentais que sofre com eles, e o pior de tudo, uma nação que tem uma incrivel dificuldade de aprender com tais erros!
    Mas o povo tem o 'líder' que merece já que não sabemos votar, pois não temos a responsabilidade de fazê-lo de forma consciente, bem pensanda e bem analizada.

    ResponderExcluir
  8. nem da pra comentar sobre a politica brasileira, o dificil hj e achar alguem que nao e corupto.

    ResponderExcluir
  9. Meu Deus não acredito nisso..o Collor de novo? mas ja era de se esperar e no fim ele é apenas um peão e nada mais...a nossa politica é pessima mas a cabeça das pessoas tambem esta pessima pra politica, nimgeum nem deve saber quais são so deputados que votaram e que estão agora no poder..ai ai as pessoas tem que mudar primeiro dai sim podemos exigir mudanças dos politicos

    ResponderExcluir
  10. Graçinha o seu blog. Acabei de descobrir por acaso. Fiquei fã. Suas palavras são expressivas e reflexivas.
    Parabéns pelo post.
    Me identifiquei muito com suas linhas.
    Quando puder me faça uma visitinha. Tb tenho um cantinho onde exponho minhas ideias.
    http://ideiasdebarbara.blogspot.com

    Mil beijos
    Barbara

    ResponderExcluir