segunda-feira, 2 de março de 2009

Robôs ou Humanos?


Hoje assisti uma reportagem no Jornal Hoje da Globo, fato que me fez escrever este texto. Na verdade foi uma reportagem simples e superficial, contudo podemos ver claramente como os conceitos estão deturpados. A reportagem falava sobre etiqueta no trabalho.
Temas como “boa aparência”, “formas de se portar”, “como vestir adequadamente” e outras futilidades foram abordados. O que me chamou a atenção foi ver “profissionais qualificados” dando opiniões ridículas, formais e ultrapassadas. A reportagem em si já era bitolante (na minha opinião), mas daí passar para o povo meios de o limitar, sufocar a liberdade de expressão e criatividade, seguindo regras sem sentido como se fosse a melhor forma ou opção para conviver em grupo, é inadmissível.
Através de matérias infelizes como esta em questão, percebemos a falta de consciência da maioria, a alienação. O ponto mais grave é o fato de que o brasileiro é facilmente manipulado e tem suas opiniões baseadas no que a mídia diz, não preciso dizer que tem exceções.
Filmes como “Clube da Luta”, “A outra historia Americana”, “O Pianista”, “Cidade de Deus”, “Coração Valente”, “Fahrenheit 11 de Setembro”, e livros, “Crime e Castigo”, “Dom Casmurro”, “1968 o ano que não terminou”, ou ainda músicas das bandas “Aborto Elétrico”, “U2”, “Legião Urbana”, entre muitos outros, deveriam ser obras para debate nas escolas. O povo precisa ter consciência!
As pessoas no Brasil (sei que não é um problema só do nosso país) precisam deixar de ser “maquinas programadas”, precisam largar os moldes que os oprimem, e se tornarem humanos, críticos e conscientes. Devemos fazer com que a mídia seja o nosso reflexo, é o povo que deve molda-la, e não o contrário.

10 comentários:

  1. Eu tbm assiti essa reportagem,e o mais engraçado foi q percebi a mesma coisa .Ou eles não tinham assunto melhor para abordar,ou não sabiam desenvolver a matéria(que talvez seria até interessante.é como dizia o poeta'A personalidade criadora deve pensar e julgar por si mesma,pq o progresso moral da sociedade depende exclusivamente da sua independência'.É por isso que toda a criação autêntica é um dom para o futuro,como as do senhor Moises rss.. =P

    ResponderExcluir
  2. Sera q no site da globo tem a reportagem?

    Fiquei interessado em ver

    Vi um pedaço de uma reportagem semelhante no Discovery Channel .. gostei mto

    XD

    ResponderExcluir
  3. eu nao vi essa reportagem nao, mas nao me espanta, quando a globo faz esse tipo de reportagem a nao ser no fantastico e no globo reporter é sempre uma porcaria! kkkkkk
    é inadimissivel mesmo! a gente tem q seguir regras no trabalho q nao concordamos e q nao serve pra nada a nao ser nos limitar cada vez mais.
    parabens pelo texto!
    bjim

    ResponderExcluir
  4. POW N VI ESSA REPORTAGEM MAS CONFESSO Q AGORA FIKEI CURIOSA, COM VONTADE DE ASSITIR...
    N ASSISTO A REDE GLOBO, ACHO TUDO UMA PORCARIA POR LÁ, RSRSRS

    ResponderExcluir
  5. O povo precisa de individualidade, criatividade e principalmente conhecimento...a infelicidade de nosso país(e de vários outros)é a mediocridade da educação...parabens pelo post...
    acabei de atualizar o meu http://annecac.blogspot.com/

    :D

    ResponderExcluir
  6. Oi passeando encontrei o blog e gostei dos pots. Quanto ao tema, principalmente o Jornal Hoje é de uma falta de útilidade inacreditavél. Banalidades e dicas de como engrossar a massa são os principais argumentos.

    ResponderExcluir
  7. A mídia não manipula as pessoas. As pessoas é que são tontas de acreditar na dita mídia.

    ResponderExcluir
  8. e ai primo, voce esta ecrevendo bem demais cara!
    temos que conversar qualquer dia, o tempo voa...abracos!
    gabi

    ResponderExcluir
  9. É assim que tem que ser e ponto final, hehehe

    ResponderExcluir
  10. Moises, to ligado nessas ideoloigias e etiquetas sobre como se comportar no trabalho. camisas de força q as pessoas acabam aceitando como detalhes mas q no fundo restringem sua liberdade e subjetividade como n usar bone, n ir de bermuda (qual o problema, em certos ambientes, de trabalhar com mais conforto??), n usar chinelo (onde trabalhei como assistente administrativo concursado, na prefeitura de bh, sofri preconceito e levei bronca do chefe por ir trabalhar de chinelo). como eu disse no meu texto no facebook, o buraco é mais embaixo, qdo se trata de refletirmos sobre questoes morais e politicas do nosso tempo. nada, nenhum "detalhe" de nosso cotidiano deveria ficar de fora de nossa filosofia e critica politica.

    ResponderExcluir