domingo, 26 de abril de 2009

A Essência da Gratidão


“Ser lembrado é acima de tudo um agradecimento que deve ser retribuído com um obrigado muito especial, feito de dentro para fora, do coração para o mundo”. (Vinítius Sales)

“Portanto, daí a cada um o que deveis: a quem tributo, tributo; a quem imposto, imposto; a quem temor, temor; a quem HONRA, HONRA” (Paulo de Tácito / Rm 13: 7)

Há uma grande sabedoria nessas palavras do escritor hebreu. A maioria de nós quase sempre não assimila princípios tão básicos. Não, não estou começando um sermão religioso; mas sim uma reflexão cotidiana, cuja todos nós deveríamos fazer.
Não paramos para agradecer a quem mais deveríamos. Quão comum cena é ver um filho diante do caixão da mãe dizendo repetidamente que a ama; porém, o mesmo muitas das vezes nunca disse isso, nem se quer uma única vez, enquanto a mãe estava viva.
Quantas pessoas não passam pela sua vida, quantas não marcaram seus dias, quantas não são inesquecíveis, quantas você não admira sem nunca ter as mostrado, ou ao menos agradecido? Sim, isso também acontece comigo.
Às vezes por um vacilo perdemos a oportunidade única, entretanto, quase sempre não fazemos isso por motivos fúteis. Esquecemos que se não falarmos, expressarmos o que sentimos, essas pessoas queridas nunca saberão. Apenas nos travamos em formalidades e constrangimentos. Devemos mudar isso já e sempre! Não perca mais oportunidades de dar honra a quem tem honra, carinho a quem merece carinho, elogios a quem é especial e por ai vai.
Assim você deixará um “pedaço” de você para sempre naquela pessoa, eternizará um momento, marcará a alma. Essa é a essência da gratidão que, todavia, não se transcreve apenas em palavras, mas em emoção.

--------------------------------------------------------------------------------------

Ps:
Claro, sou grato a todos os amigos, pessoas que admiro e aqueles que foram/são especiais para mim. E sempre busco expressar isso.
Contudo, aqui não vou citar nomes, para não correr o risco de esquecer alguém. A não ser revelar uma das fontes recentes que me expiraram a escrever esse texto, uma vez que ainda não disse claramente o quanto ela é especial para mim. Amandinha Souzza, minha querida, você é nota 1000! É tão bom encontrar alguém como você, que mesmo depois de tanto tempo dá aquele “abraço de urso”! Se ainda não lhe disse, aproveito esta ocasião, você sempre terá seu lugar em nossos corações, digo “nossos” porque sei que todos que a conhecem pensam assim também! Continue sempre assim, com esse seu jeito alegre e simples de ser! Beijos.

9 comentários:

  1. Adorei as citações. A sua análise e expressão de idéias também foram excelentes.
    bjs
    Barbara

    ResponderExcluir
  2. vc é muito especial pra mim e tenho um baita orgulho de ser seu primo!

    ResponderExcluir
  3. Estava passeando pela net,buscando novos blogs, até que cheguei aqui.
    Você escreve bem.E o blog parece ser bem legal( confesso que não tive tempo de ler todos os posts,porque o sono não deixou).Enfim,acredito que voltarei aqui mais vezes.
    E se você tiver cinco minutos de sobra,dá uma olhadinha no meu humilde blog,ok?
    :D
    http://incubadorablog.blogspot.com/

    Indira

    ResponderExcluir
  4. Em primeio lugar, adorei seu blog! Interessante que o seu texto fala que devemos expressar nossos sentimentos e eu coloquei uma poesia no meu blog que fala sobre a dificuldade de expressar os sentimentos! Eu concordo plenamente com seu texto, por mais que muitas vezes seja difícil falar, devemos tentar sempre pois não sabemos se haverá amanhã...não é mesmo?

    Parabéns pelo blog!

    :-)

    Visita lá o meu: http://minhasmisturas.blogspot.com/

    Beijão!!!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo blog...
    Voltareii maiix vzs...
    Adoreii aki...

    Esperoo receber sua visita no meu tbm, fica o convite:

    http://guardeparaosdiasdechuva.blogspot.com/
    * ... música, política, celebridades ... *

    ResponderExcluir
  6. Belo texto e bela homenagem. :)

    A gratidão dada ou recebida nos torna mais humanos. É definitivamente muito necessária.

    Você escreve bem.

    Abraço.

    Lucas M.
    (http://www.louco-pensador.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  7. Nossa amizade eh algo dificil e inestimavel,

    Seu blog eh loko mano.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. demais o texto! adorei!
    a gratidao é algo tao simples, mas tao importante, devemos sim sempre mostrar para os outros a importancia q eles tem para nos, como vc disse "se nao fizermos isso eles nunca saberao"
    bjin

    ResponderExcluir
  9. Um Ser forte e sencivel assim te percebo.
    Poeticamente visivel.
    E assim, como seu chará que abriu mares em tempos remotos, tú caminhas,Moises, impulsionado pela Esperança. Esperança de Ser e Querer mais dessa Selva de Pedras acinzentadas.

    Que os Orixas nos guiem sempre por caminhos de Luz!!

    ResponderExcluir