quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Vida no Lixão


O tomate no lixo não estava podre, simplesmente foi jogado com um monte que sobrou, ali alimenta muitos bichos: ratos, urubus, homens...

Ela alimenta a filha com lixo,
lixo que ela não come para que os filhos comam e sobrevivam

Tanto desperdício, tanta ganância, arrogância;
para os chamados "normais" essas pessoas não existem

Pessoas que não entram onde você entra
por não ter as roupas que você tem

Seres invisíveis, imperceptíveis,
que não são considerados seres humanos por essa classe capitalista dominante

Esses somente são alguém quando apontam uma arma,
como julgar quem age assim por fome

Roubar comida dá cadeia, roubar milhões do cofre público dá voto,
a humanidade do povo sim está roubada, humilhada, estilhaçada

Tenho vergonha de ver uma sociedade assim, sociedade destrutiva,
onde quem paga vive, onde morre-se de fome com comida ao lado

Até quando aceitaremos esta situação,
uns comendo caviar e outros lixo no mesmo quarteirão...

25 comentários:

  1. dura nossa realidade meu caro, mas dura ainda é saber que nós mesmos tratamos com tanto descasos seres iguais... mas isso não acontece so qdo se existe uma diferença sacial. tribos diferentes, pensamentos diferentes. Sociologicamente falando, o ser humano procura aquele é igual, que compartilha dos mesmos pensamentos, dos mesmos lugares. Querendo ou nao, por mais cruel que isso nos parece,é coisa nossa, o ser humano faz esse tp de escolha. E por conta dessas escolhas, começam a existir as pessoas invisiveis.

    grande abraço amigo.

    texto novo no muito de mim

    ResponderExcluir
  2. nessas horas a vida parece meio irônica não? mas e ai? o que estamos fazendo por isso?

    ResponderExcluir
  3. por essas e outras que eu prefiro nao reclamar da minha vida, é muito sofrimento para algumas pessoas, sociedade desigual é isso.

    parabéns pelo blog

    http://viniciusoliveiraa.blogspot.com/
    comenta? me siga, vote em minha enquete

    ResponderExcluir
  4. Olá, adorei seu blog, principalmente pelo caráter crítico e pela sua inquietude diante do que de fato é revoltante.
    Apesar do meu blog não seguir esta linha, adoro leituras assim.

    Um abraço,
    Kenia Araújo.

    ResponderExcluir
  5. Tanta gente que reclama de barriga cheia. Mas infelizmente, nao é todo mundo que conhece essa realidade. Tem um vídeo no youtube, que eu assisti na faculdade.. chama algo do tipo "ilha dos porcos".. a ilha das flores e dos porcos.. não sei bem o nome, ma´s retrata exatamente essa triste realidade.. parabéns pelo blog! Sucesso

    ResponderExcluir
  6. Triste Realidade...
    http://contagiandomultidoes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Nossa arrepiei,fiquei nervoso,otimo texto eu faço umas materias assim pro meu blog de vez em quando mas me sinto ainda sim inutil o que faço o que fazemos é pouco o ser humano é muito pra fazer tão pouco.

    Bom vou te esperar no meu blog no dia 21 de fevereiro de 2010 estreía o novo layout casa nova,entrevistas pra la de especias e surpresas surreais

    http://contemporaneoeindiscreto.blogspot.com/

    Passa la pra conhecer ta?

    ResponderExcluir
  8. Seu texto é interessante e por que não dizer, de certa forma, comovente. É duro não puder entrar em um estabelecimento,mesmo que se esteja com as melhores das intenções, por não estar de banho tomado ou com roupas limpas devido à condições sociais desfavoráveis. Mesmo assim, não acho justo que alguém me aponte uma arma por que está passado de fome. Não aceito isso e, nem vejo tal situação como um atenuante para tal atitude. Por que com o mesmo dinheiro com o qual adquiriu a arma não comprou alguma comida ou investiu em algo que pudesse lhe dar um retorno financeiro? Não! Preferiu investir me algo que fosse instrumento de seu futuro ofício:roubar.

    ResponderExcluir
  9. Valeu brother (ao "anonimo") q bom q sentiu isso ao ler o meu texto. Antes de mais nada, respeito a sua opiniao, e nao é o fato de eu ter sido o autor do texto que sou dono da verdade, mas discordo em partes contigo. Veja bem, coloque-se no lugar dessas pessoas q digo, agora lembre-se q as mesmas nao tiveram a mesma educaçao q vc teve, nao tiveram os mesmos pais q vc teve, nao tiveram a mesma influencia do meio em q vivem q vc teve, nao tiveram as mesmas escolas q vc teve, nao tiveram as mesmas companhias e amigos q vc teve, nao tem a mesma visao de mundo e objetivos q vc tem... isso so para listar algumas.

    Entao, veja bem, a "arma de fogo" para essas pessoas nao sao apenas para conseguir comida, mas para literalmente existir! Leia o texto mais uma vez, agora com essa ótica, provavelmente mudará de ideia, mas se continuar com a mesma, eu respeito; afinal é sua opiniao, e obrigado por compartilha-la conosco.

    ResponderExcluir
  10. é, muito triste isso mesmo. E muitas vezes não damos valor ao que temos.
    otimo blog, suceso :)
    bjos
    se quiser passar la..
    http://bruhmbnb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. "Pessoas que não entram onde você entra
    por não ter as roupas que você tem" disse tudo [!]

    Texto muito bom.

    Sucesso fik com Deus e akele abraço

    TJ do loucosporvirtude

    ResponderExcluir
  12. Olá!

    Essas disparidades chocam mesmo. A solução seria dar mais dignidade para essas pessoas e, principalmente, combater o desperdício na nossa sociedade.

    Abraço,

    http://cafecomnoticias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Seu post me lembrou um documentário chamado Estamira, que retrata a vida de uma senhora com visiveis problemas mentais, que vive do lixão...Embora, ela seja doente, as vezes parece que ela tem uns picos de sanidade que todos nós, ditos sãos deveriamos ter.

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Nossa! Esse texto me fez lembrar de debates calorosos na sala de aula por conta da invisibilidade que criamos para não vermos o que é fruto de nós mesmos... Uma realidade a nossa imagem e semelhança.
    Quem dera ter eu essa facilidade q vc tem... Texto incrível! Vou levá-lo comigo para as próximas aulas!!! Pode né?

    ResponderExcluir
  15. Obrigado!
    Que bom q ele te toca também, é uma mensagem q deve ser passada sempre ne...

    Pode sim, só nao deixa de colocar meu nome como autor, tá!
    Moisés Prado Sousa

    Valeu, espero contribuir!
    té+

    ResponderExcluir
  16. Olá Moisés! meu nome é Cláudio, escrevo a partir de Angola. De certeza que você já ouviu falar de (Angola) ou até mesmo já esteve em Angola, ou ainda nã? Olha a temática deste seu artigo tem quase tudo haver com a infatídica realidade cá entre nós em (Angola). A injustiça social, a desigualdade social e as assimetrias sociais é um facto que deixa qualquer um que tem coração dentro do peito insatisfeito e revoltante, na verdade vê-se diariamente os ricos cada vez mais ricos, e os pobres cada vez mais pobres e o puco que fazem a favor do povo, ainda tentam passar a mensagem, como se tratar de um favor que fazem, quando na verdade trata-se um dever do estado(um estado que na verdade se faz confundir com o partido, apesar de ser o partido no puder) para com o seu eleitorado. Moisés o povo Angolano tal como outros povos espalhados pelo continente Africano, como foi o caso do Egipto...entre outros países Africanos, e actualmente a Líbia, Angola não está longe, tal como esses povos de se manifestar pacificamente contra o regime governamental em questão. Em fim o que na verdade gostaria de afirmar é que essa discriminação e espaçamento social visivelmente denotado será num futuro próximo o razão de uma grande revolução que um dia irá mudar o curso da história dos povos Africanos, especialmente de presidente de Angola que está há de 32 anos no puder, enriquecendo à si e a sua família e os seus familiares mais próximos. Um verdadeiro acto de inconstitucionalidade, quando se afirma que Angola é um país democrático e de direito. Acredito que com pouco que formos fazendo, com certeza irá um dia mudar o curso da história deste pobre povo, mas com um país rico. Como você próprio afirma na sua crónica; "Até quando aceitaremos esta situação,
    uns comendo caviar e outros lixo no mesmo quarteirão..." um abraço até breve
    C.R

    ResponderExcluir
  17. Artigo interessante, Estás de parabéns e continue assim...com este sentido crítico!

    ResponderExcluir
  18. RESPOSTA AO CLÁUDIO(C.R):

    Olá Cláudio! É muito bom saber que meu texto tem chegado ai também, obrigado pelo seu comentário, acrescenta muito ao meu texto!

    Sim, sem dúvidas ouço falar muito de Angola, inclusive conheço um aluno da Universidade Federal de Minas Gerais que é daí. Infelizmente ainda não tive a oportunidade de estar no seu país não.

    Com toda certeza, como você disse, todos que tem um coração se revolta ao ver tais absurdos. Nascemos iguais, nada jamais justificará a desigualdade que vemos hoje em nações como as nossas. Jamais!

    Concordo contigo, o Estado tem sido omisso. A verdade é q o capitalismo rege os partidos poderosos que são eleitos, e quando eles estão no poder, governam para os ricos, e o pouco que fazem para os pobres acham um feito extraordinário, quando na verdade não fazem mais do que a obrigação.

    Você diz muito bem quanto ao curso da história Africana. Não podemos mais aceitar calados ditadores que se perpetuam no poder, derramando sangue inocente e cometendo inúmeras injustiças para tal. 32 anos um mesmo individuo no poder e pura tirania! O mundo tem q se manifestar contra isso de forma mais efetiva, mas infelizmente os que tem voz se beneficiam de alguma forma, é lastimável.

    Sem dúvidas! Creio piamente que cabe a nós, se cada um fazer a sua parte isso vai mudar, mais cedo ou mais tarde!

    Forte abraço! Até mais.

    ResponderExcluir
  19. lixo não é vida é muitas tristeza?

    pessoas :D daqulas pessoas que mora no lixao

    mas eu nao :D eu acho muita tristeza????

    ResponderExcluir
  20. Já escrevi alguns textos mais ou menos assim. Você tem muita sensibilidade para escrever. Adorei este trecho:
    "Seres invisíveis, imperceptíveis,
    que não são considerados seres humanos por essa classe capitalista dominante"
    Uma crítica dentro de outra crítica. Deixo aqui um poema meu, às vezes subestimado e um tanto quanto subjetivo. Uma outra visão:
    "Eu sinto a carne,
    a carne de um ser humano,
    de cheiro incomum
    pura piedade.
    Eu sinto bater
    dentro do peito
    um órgão involuntário,
    mas não sinto amor.
    Eu sinto correr
    sangue grosso, apressado
    e não vejo vida dentro
    desse carro."

    ResponderExcluir
  21. Que legal, depois quero vê-los com certeza!

    Muito obrigado mesmo, q bom q tem gostado da minha forma de escrever!

    É verdade, também é uma das minhas partes favoritas, apesar q é difícil separar um parte pra mim, é como escolher entre filhos, entende? rsrs...

    Belo poema o seu! São palavras fortes, com um sentimento indizível... mostra como esses sentimentos misteriosos, como as vezes é complicado vivê-los ne, são bem mais do q sensaçoes físicas...

    Poemas melancólicos sempre tem seu valor, gosto muito de uma frase do Rubem Alves que diz assim:

    "Ostra feliz não faz pérola"

    Acho essa frase sensacional, pois a pérola só é produzida com o sofrimento da ostra, ela é um tipo de cicatriz. O Rubem Alves inclusive escreveu um livro com esse título, vale a pena conferir!

    Um beijo pra ti, até a mais, obrigado.

    Moisés Prado.

    ResponderExcluir
  22. achei muito intereçante,pois e verdade essas crianças que vivem no lixão,apenas comem restos dos alimentos que nos jogamos fora!
    uma dica:
    emquemdo em sua casa voce tem arroz e feijao para comer nao reclame e nem desperdicie.porque emquanto voce tem arroz e feijao eles ai nao lixao so tem restos de comida e as vezes passam ate fome!

    ResponderExcluir
  23. Sabemos que as dificuldades é incomparáveis na vida de todos que dependem do lixão. Mas quantos tem carros, casas, bens materiais,e assim sucessivamente. E não tem prazer de viver não tem alegria contentamento.

    Mas aqueles que está junto com o lixo tem alegria, tem um sorriso na face, mesmo molestado pelo sol molhado pela chuva e o orvalho da noite. sem uma casa para morar sem uma cama para se deitar é um herói uma heroína correndo lutando pela sobrevivência.

    ResponderExcluir
  24. Um grande para com todos!

    ResponderExcluir
  25. odiei esse texto nao tem nada a ver tomate com a vida no lixao aff

    ResponderExcluir