quarta-feira, 26 de junho de 2013

Mesmo passando mal, fiz questão de estar presente. LUTEMOS!

       Em decorrência ao intenso confronto na linha de frente do último ato, dia 22/06/2013 na região do Mineirão e na Praça Sete, quase não pude estar presente no de hoje, quando a seleção brasileira estaria aqui em Belo Horizonte. Inalei muito do maldito gás lacrimogênio, o que me deixou ruim nos dias seguintes, sou alérgico e desencadeou um bocado de tudo, bronquite asmática, rinite, sinusite, dor-de-garganta, e soma-se a isso, dor nas costas e um pé torcido. Não foi uma decisão fácil, mas não podia deixar de estar ali, ficar longe desse momento singular, muitos movimentos de esquerda estariam presentes, e também estaria dando uma força pra alguns amigos que estavam indo na manifestação pela primeira vez.

       A cada momento do percurso até a região do Mineirão, com um cansaço cada vez maior, pensava em voltar, mas tirava forças sei lá da onde pra continuar, acho que a camisa do Che servia de inspiração. Pois bem, digo desde já que não haverá descrições épicas dos confrontos dessa vez, pois não pude ficar muito tempo lá, mas tenho muitas coisas importantes a serem ditas, creio que vale a pena continuar lendo.

       Ontem, 25/06/2013, realizamos na UFMG um debate sobre os rumos que as manifestações estão tomando, com a participação de vários professores e alunos das diversas áreas acadêmicas; não pude falar o que penso, devido ao meu estado de saúde, pois inevitavelmente começaria a tossir no microfone, mas muitos disseram coisas que estavam na ponta da minha língua, foi bem democrático e aberto o debate, teve todo tipo de opinião, só não falou que não quis mesmo. Algumas participações memoráveis, como a emotiva fala de uma índia, falando do sofrimento e perseguição do seu povo, convocando todos para luta, ela foi aplaudida de pé. Gostei muito também da fala de um ex-aluno da FAFICH, professor de História, que defendeu os "vândalos", frisando para não cairmos na onda da mídia, protetora do sistema vigente, que tudo o que quer é cães que latem e não mordem. Não omitirei que houve também muita fala inútil, algumas pessoas querendo mais aparecer e fazer propaganda do que propor e colocar algo relevante. Mas de forma geral foi bom e enriquecedor; muitos estavam com medo de ir ao Mineirão, pois o que o Estado prometeu era um massacre.
       Discutimos sobre as pessoas que foram presas, ressaltando que a OAB disponibilizou assistência jurídica para os mesmos. Sobre os feridos, além de muitos passando mal devido ao gás e as lesões por balas de borracha, alguns foram feridos gravemente, tendo membros quebrados, olhos vazados, perfurações por estilhaços de bomba, tímpanos perfurados, e outros literalmente perderam a vida, guerreiros que serão lembrados como mártires desse momento histórico para sempre  a menina que teve os tímpanos perfurados no confronto de sábado é estudante de psicologia da casa. Sobre o que falar para os alunos do ensino médio a respeito do movimento. Falamos ainda sobre a reforma política. Criticamos veementemente a atitude do Feitor Fascista Clélio Campolina Diniz, que permitiu sem reunir o conselho universitário, a Força Nacional se abrigar dentro da UFMG para alvejar os manifestantes. A história da UFMG mostra que outrora a mesma abrigou os perseguidos pela Ditadura, defendeu a livre expressão e manifestação contra o Estado, agora o Campolina mancha tudo isso, um absurdo indizível, já passou da hora desse feitor sair de lá. Mas o momento melhor foi quando ficamos cientes que a PEC 37 não havia sido aprovada! Uma vitória do povo, que com toda a certeza, se não fosse as manifestações e protestos nas ruas, teria tido o resultado inverso do que teve. E mais vitórias vem por aí...

       Voltemos à manifestação de hoje: esteve presente um número de pessoas bem menor que da última vez, aproximadamente 1/3 daquele montante, mas isso não foi gratuito, eles minaram o protesto de hoje pelo medo, enviaram policiais nas escolas públicas para intimidar os alunos, falando que seria o confronto mais violento e tal – o mesmo vimos na TV, nas várias entrevistas coletivas do comandante da PM Márcio Martins Sant'Ana. Numa reunião das lideranças com o governador Anastasia ficou acordado que os "capitães-do-mato" estariam mais longes, que a primeira barreira seria feita por grades, o que de fato ocorreu, mas isso acabou por intensificar o pensamento de que quando chega neles o pau come. Além disso, sem contar a grande mídia o tempo todo colocando pavor, falando que os "vândalos" (entre aspas porque quem depreda por um motivo maior NÃO é vândalo) são terroristas e estão no meio das pessoas de bem, o nosso prefeito Márcio Lamerda vomitou numa entrevista: “Eu espero que, na próxima manifestação, a PM prenda mais. Prendeu muito pouca gente. A PM não está usando toda a força que tem, inclusive não está usando cassetetes. A estimativa é que existem 500 vândalos e o que falei hoje [segunda] para a segurança é que é preciso prender mais”. Mais de 5.000 policiais foram postos em toda a cidade para intimidar e colocar medo nas pessoas por cada quarteirão que se passava, só no Centro devida ter, jogando baixo, mil deles! Era "pau-mandado" pra todo lado: em cavalos, em motos, em carros, com todo tipo de farda e equipamento. Jogaram sujo, mas mesmo com todas essas velhacarias, mais de 50 mil companheiros estiveram presentes, mais gente do que havia dentro do estádio pra ver o jogo. (Entendam, crápulas, vocês já perderam a guerra contra o povo!). Sem querer dar uma de Jesus Cristo, quando voltei pra casa estava passando muito mais mal do que quando saí, confesso que cheguei arrepender de ter saído em tais condições, mas de qualquer forma, valeu sim a pena, agora posso dizer mais do que nunca o belo provérbio chinês: "não importa o quanto o vento sopre, a montanha jamais se curva diante dele".

       Temos visto algumas promessas significativas começando a sair do papel, talvez finalmente teremos uma reforma política para acabar com esse nepotismo de políticos "cartas marcadas" que não representam o povo. Os picaretas dos nossos deputados, devido à pressão popular, decidiram em "agenda positiva" que 75% dos royalties Pré-sal serão destinados para Educação e 25% para a Saúde. A Câmara aprovou por unanimidade o fim do 14º e 15º salários pago a parlamentar. O Senado começará a votar sobre o projeto que torna corrupção crime hediondo. E começa surgir uma luz de que os corruptos serão punidos, o deputado estadual Marcos Donadon foi condenado. Certamente está muito longe do que precisamos para mudar a realidade do povo explorado por séculos nesse país, mas as esperanças renovam. Agora o que é uma puta comédia, sério, eu não estou acreditando que nossos governantes fdp estão abaixando às pressas centavos nas passagens achando que resolverá todos os problemas com isso, tem que rir, viu... É tarde demais víboras, O GIGANTE ACORDOU!

4 comentários:

  1. Precisamos de manifestações contra isso! Vamos divulgar essa lei fascista, que alinha o Brasil aos EUA. http://www.sul21.com.br/jornal/2013/06/protestos-apressam-votacao-da-lei-de-crimes-de-terrorismo-no-brasil/

    ResponderExcluir
  2. Mesmo passando mal e sofrendo as consequências de ter inalado o gás, parabéns pela coragem! Vai ter muita coisa pra contar para as gerações futuras!

    Aguardo sua visita ao meu blog!

    http://inspiracaolivre.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também participei das manifestações em SP, o Brasil demorou mas acordou. Ótimo post, visite o meu blog tbm!!!

    Abraços,

    http://www.emquestao.org

    ResponderExcluir
  4. É isso aí...participei tbm das manifestações , mas até que foi mais tranquilo por aqui... Infelizmente pouco temos conquistado...é preciso continuar lutando e indo pra rua sempre, até o Governo sentir que paliativo nenhum vai dar certo, precisamos da cura mesmo!!! Seguindo aqui.

    Se quiser segue lá em http://alternativassonoras.blogspot.com.br/2013/07/um-brinde-ao-rock-roll-rock-e-cerveja.html

    ResponderExcluir