terça-feira, 25 de outubro de 2016

OCUPAÇÕES NA UFMG

      Pior do que o Fascista de Direita é o Facistinha de Esquerda (pseudo-esquerda na verdade, tendo em vista que a maioria desses empolgadinhos demais não leu um livro se quer de um teórico clássico). Pois assim vão contra as ideologias mais elementares de transformação, justiça e igualdade sociais.

      Estive hoje na Assembleia da FAFICH, de longe a mais improdutiva que vi na vida (perdemos a oportunidade de usar um quórum tão expressivo), não votamos nada relevante e de fato decisório, no mais das vezes vimos falas inocentes, sem conteúdo, utópicas e irreais ao extremo, previsíveis e repetitivas (muita gente falando para aparecer, várias vezes, sem pensar antes). Enfim, mas não é meu objetivo fazer uma resenha da fatídica assembleia, seria perda de tempo, o ponto é outro, qual seja, a ocupação do CAD 2.

      Narro: após a “assembleia”, vou ao CAD 2, entrar para ver como está a ocupação. Chego à porta e já pulam duas pessoas na minha frente, pedindo meu nome e curso (Erro 1: a ocupação pode e deve ser fortalecida por pessoas que não são estudantes - ainda mais por estar faltando gente, como reclamaram na assembleia; Erro 2: se for para pedir identificação, que seja a identidade ou a carteira da UFMG, caso contrário é piada); em seguida eles me deram uma fita crepe escrito “VISITANTE” (em vermelho, gritante, mas até aí aceitável, né); peguei a fita e uma das pessoas já falaram enquanto eu olhava para tal, “cola em você agora” – eu olhando para a cara dela, tipo, ok, calma –, ela tentando se justificar, simplesmente disse: “estamos pedindo para todos isso”. Beleza, não discuti, não valeria a pena, colei e fui entrando, quando aconteceu o maior absurdo, motivo de escrever esse texto:

      A “porteira” do QG me disse: “Espere! Alguém tem que entrar com você”. Surge um moleque (que quando eu estava entrando no curso de Filosofia ele devia estar formando o primário), com pouco mais que metade de minha idade, já de cara me questiona o que eu penso da ocupação (como assim, tem que falar bem para entrar?!) e começa a andar do meu lado como um guarda-costas, olhando-me dos pés à cabeça, gaguejando e tremendo como uma vara verde (o mané estava com tanto medo que comecei a ficar com pena, troquei ideia com ele para ver se ele relaxava). Sem cabimento! Se você for ao banheiro do CAD 2 agora terá alguém para sacudir para você. Fala sério!

      Isso fode o movimento! Quem foi o Jênio que propôs essa merda?! O resto normalmente vota como gado, quero saber de fato quem propôs, se veio de um desses que se acham líderes, "formadores de opinião" (expressão cômica e patética, diga-se de passagem) e donos do prédio. Além de ser contra à lei (no caso dessa, lei boa e justa, penso), barrar alguém de entrar em um prédio público assim é dar motivo para até pessoas de fora falarem. Há alunos na UFMG sem posição formada sobre as ocupações e vários outros contrários (o que não é o meu caso, diga-se de passagem, antes que surjam os ad hominem, mas muitos são tão antigos quanto eu e verão isso como uma afronta) que tem o direito de entrar ali, agindo assim só dividirá a pouca voz que temos. (A propósito, houve gente propondo bater de frente até com o reitor que feliz e inesperadamente se colocou prontamente contra à PEC 241!).

      Essas atitudes estragam qualquer pauta de esquerda. Por essas e outras a cada vez mais estou desanimado (hoje boa parte do pessoal de “esquerda” nem mesmo sabe o que é ser de esquerda). Antes que algum desses pseudo-revolucionários que nunca deu a cara para bater e que nunca ralaram um dia na vida (e nem sequer leram a PEC em questão para variar – a meu ver absurda, sim) “argumente”, a possibilidade de visitantes danificarem algo não justifica. Não se arranca o braço porque sua unha está doendo (ou pior, pode vir a doer! rs). Se o possível "delito" não foi ação do pessoal da ocupação, não foi e ponto final. Os CADs têm câmeras, eles que provem o contrário. Quanto à mídia, ela não precisa de quebra-quebra para negativar nada (estamos carecas de saber, espero). Sem contar que quebra-quebra pode ser também um ato de expressão, mas não vou entrar agora nessa seara, basta dizer que por dizer isso não estou defendendo tal nessa situação. Fato concreto é só um: negativado já está é constrangendo assim alunos que querem ver (e quem sabe aderir) a ocupação. Por essas e outras muitos dizem que o último objetivo de boa parte dos ocupantes é realmente político. Política se faz com diálogo, liberdade, não com imposições baixas assim!

      Já dizia Nietzsche: "Aquele que luta com monstros deve acautelar-se para não tornar-se também um monstro".


FASCISMO NA OCUPAÇÃO NÃO É EXCLUSIVIDADE DO CAD 2:

      Hoje (26/10/2016) estive no CAD 1, mesma regra, só entra quem concorda e acompanhado de “guarda-costas”. Há atos de extremo fascismo no IGC também, explicarei e detalharei o absurdo a seguir. SALVA APENAS A FAE, lá a ocupação está como se espera: com liberdade, respeito ao direito de acesso e consciência política.

      No intervalo de minha aula à tarde fui ao prédio do IGC. Na portaria a mesma “identificação” cômica. Entro na sala de computadores. Menos de um minuto depois entram dois alunos atrás (um menino e uma menina), daquele naipe, jovens que acabaram de se tornar de maior e se acham os donos do mundo, curtindo a vida sem ter que dar a mão para mamãe para atravessar a rua pela primeira vez, saca? O rapaz vira para mim e grosseiramente diz: “o que você está fazendo aqui?”, “você é aluno?”. (Observem que eu já havia me identificado na entrada). O sujeito tentando me intimidar assim, exatamente com essas palavras. Lembrando que os computadores da UFMG são liberados apenas com senhas do “Minha UFMG” (cadastro de alunos), ou seja, ou o sujeito é um calourozinho que está na universidade apenas para brincar, que até hoje só usou o iPad que o papai deu, ou é burro, convenhamos. A menina completando disse: "não vai poder usar o computador". Eu tinha poucos minutos livre, e já puto com a abordagem deles, falei: “cara, eu não tenho que me explicar para vocês”. Nisso a menina disse: “você vai sair daí agora”. Eu falei: “nem se o Presidente chegar aqui”. Ela pensou que eu estava me referindo ao suposto “líder” da ocupação, rs – foi chamá-lo. Nisso o cara entra, num tom mais educado que os colegas, é verdade, se dirige a mim, mas fazendo uma pergunta onde não cabe mais autoritarismo, ele disse: “o que você está fazendo no computador?”. Acreditam nisso?! O cara queria saber o que eu estava fazendo no pc! Eu nem iria dirigir a palavra para ele, fiquei um tempo o olhando para ver se era isso mesmo, na verdade só o respondi por conhecê-lo de outras manifestações e sei que é um cara com boas intenções. Só mostrei o quão absurdo era o que ele estava me perguntando, ele desconversou. Eu não tinha mais tempo a perder, resumindo, o disse que não sairia dali, que tinha direito de estar ali e de usar o computador como eu bem intendesse. Ocupar não significa rasgar a Constituição, obviamente.

      Aí em menos de cinco minutos termino de usar a máquina, saio lá fora; havia mais de trinta pessoas debatendo a situação, cobrando do sujeito para me tirar de lá (sem brincadeira, não sei o que rolaria se eu fosse um cara franzino). Isso mesmo, TRINTA PESSOAS para discutir qual atitude fascista iriam usar para tirar-me de lá! Eu disse para eles que sairia quando quisesse, e questionei o que fariam com quem discordasse deles então, já que estavam agindo assim em relação a alguém que é contra a PEC 241 e apoia ocupações. Perguntei se queimariam o cara. Aí começou insultos do mais baixo calão e gritaria (teve uma menina que do nada me chamou de machista, tudo o que eu havia feito foi perguntá-la, após ela ter berrado no meu ouvido "cuzão", porque ela estava gritando para me expulsarem de lá). Nisso alguns não tiveram o pudor de dizer que eles não ligavam para a existência de leis (nem a lei que preza a liberdade que supostamente lutam por, que permite exatamente o livre acesso a lugares públicos, olha o nível!) e outros disseram ainda que eles faziam as leis que queriam. Ao sair uma menina disse que eu não entraria mais, a perguntei por que, ela ficou sem resposta, nem sabia o que tinha acontecido! Típico de fascistas alienados. Verdade seja dita, só não fui linchado devido ao meu tamanho. Ocupar um prédio não é tomar posse do lugar e criar um novo Estado, impedindo que os próprios alunos entrem! Vergonha total desses pseudo-revolucionários, que se dizem marxistas sem se quer ter lido uma página de Marx. Sou de esquerda, lamentável ver o desfavor que esses fascistinhas fazem às nossas pautas.

      Tendo em vista o Senado que temos, a absurda PEC em questão provavelmente vai passar, de forma que o que ficará será nossa atitude, como estamos articulando a voz contrária. Ela não pode ser ecoada assim, pois dessa maneira sairemos piores que entramos. Enfim, por essas e outras: CONTRA A PEC 241, MAS AINDA MAIS CONTRA AS OCUPAÇÕES FASCISTAS NA UFMG!

21 comentários:

  1. Em ocupações genuínas de facistas de direita isso não acontece, pois a direita não costuma ocupar nada pra se manifestar. A direita geralmente ocupa salas de aulas com professores, locais de trabalho com a carteira assinada sem impedir ninguém de fazer nada. Você está errado, amigo, esquerda facista não é exceção, é a regra. Mas eu tenho certeza absoluta que você jamais irá aceitar essa verdade. Vocês organizam assembleias que só vocês podem participar e decidem as coisas como se estivesse representando todo mundo. Na moral, vocês são ridículos. E sim, eu só posso me expor pela internet, pois na vida real eu temo pela minha segurança quando abro minha boca na UFMG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua comparação não é justa, a direita não ocupa nada porque ela não precisa ocupar, ora! O Estado que vivemos é feito em prol dela. De fato, não vou aceitar porque não é verdade. Primeiramente, é preciso saber que as possíveis tentativas práticas errôneas não implica que a tese está errada. As assembleias promovidas por pessoas legitimamente de esquerda não é como vc relata, nunca vi a palavra ser negada a ninguém. Na verdade vc não apresentou argumentos, só faz o famoso "apelo ao ridículo". Bom, meu caro, se vc não se coloca não pode dizer como as pessoas o receberão, convenhamos. Veja este vídeo meu abaixo, nele apresento algumas de nossas pautas de esquerda corroboradas com números (Nome do vídeo no Youtube: "Ei coxinha, entenda a desigualdade social"):

      https://www.youtube.com/watch?v=bgCfi_ljUDY&t

      Excluir
  2. Sinto muito o que aconteceu contigo querido, infelizmente, como você colocou, em seu desabafo, isso pode acontecer sim, eu tb já sofri isso uma vez em São Paulo. Tinha uma comissão de segurança na ocupa da FUNARTE tão paranóica que agiam como policiais e encasquetaram que eu fazia parte da mídia aberta pelo jeito que eu me vestia, e na verdade, eu fazia parte da mídia livre...enfim...não me deram paz, dia e noite sendo perseguida, de forma bastante peculiar e medonha até achar um conhecido do CMI pra me 'autorizar'. A lição que podemos tirar disso é como o bichinho do poder come rapidamente as entranhas das pessoas, gerando o abuso de poder. Principalmente se forem despreparadas psicologicamente, muito jovens e/ou criadas pelo computador, onde formam seu mundo do jeito que querem, deletam e bloqueiam aquilo que não gostam e não aprendem a lidar com frustrações ou com o diferente que expelem, se tornando autoritárias. Não há mais regra de convivência, pois não há mais respeito, que é a única regra necessária e ainda por cima acrescente a paranóia que todos sofremos em tempos como os nossos, onde não nos conectamos. Isso está acontecendo em todos os meios hoje em dia, da 'direita'(entre aspas pq a direita brasileira é meio, digamos, diferente da direita de raiz, rs de países mais tradicionais e aqui ela se constitui em suas bases pseudo-teóricas pela exclusão, então, neste caso, falar de direita que exclui e persegue neste contexto seria pleonasmo, e aqui até o que foi criado por teóricos de centro-direita vira esquerdismo) à esquerda, do matemático ao artista. Uma vez quase fui linchada por um grupo de artistas em BH por defender um garoto que, para não cair de um mezanino, escolhendo assim a própria morte, preferiu se jogar em cima da arte conceitual(lê-se arte descartável, pois retirando a quebra do conceito, que é importante, não nego, todavia, não sobra nada que alguém levaria para casa ou galeria por tempo ilimitado), quando eu e um amigo nos colocamos à frente de seu provável linchamento, viramos o alvo, até cuspiram em mim, tivemos que realmente fazê-los acreditar que éramos loucos para não sermos surrados, neste nível :/ . Sempre fugi de situações de poder direto, por ter medo mesmo de ainda não estar preparada e agir de forma que eu mesma reprovaria mais tarde, mas sei que do vírus da multidão sou imune e por conta disso acabo sendo naturalmente expelida de grupos. Espero que as outras ocupações não estejam assim, principalmente a da fafich, que seria um fiasco. No fim é aquele sentimento de grupo, da multidão, que tanto fala Kierkegaard e Simone Veil, e a loucura momentânea aflorada pelo embrutecimento pela força ganha junto à falta de responsabilidade individual que gera. Tá na bíblia! Viu Moisés, no final, Jesus tinha razão :P . Você tem que lhe dar este crédito ao menos, rs. Mas há ocupações muito ricas por serem realmente livres e horizontais tb, já participei de várias...dá pra aprender muito, mesmo com este tipo de problema, essa moçadinha tb está aprendendo, né? Assim esperamos! Enfim, espero que esteja bem, e da próxima vez estarei lá para defendê-lo e levar os cuspes, rs. Bj Pri(ao contrário do colega acima, assino meu nome, pois neste momento, acredito no que escrevo, e só por isso escrevo, me colocando à disposição para debater meu ponto de vista inclusive pessoalmente hehe) Abração e até loguito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe, meu comentário ficou maior que seu texto Virgem Maria!hahahaha cê gosta de ler né ;) pq nem vou reler, depois cê corrige aí pra mim os erros de português, viu professor!Inté mocinho!

      Excluir
    2. Ah, e bem contundente sua citação de Nietzsche, agora que passei a lê-lo e a gostar dele tem meu aval, rsrs.

      Excluir
    3. Ah sim, e só esclarecendo, mesmo com qq problema encontrado sempre serei à favor das ocupações, deste parar tudo para dar espaço prioritário àquilo que necessita providências imediatas.

      Excluir
    4. Oi, Priscila! Seu "texto" foi uma grande contribuição! Falando muito, mas falando bem, como foi o seu caso, só acrescenta. Então, acho a expressão “vírus” que vc usou muito pertinente (no caso do IGC pareciam zumbis contaminados sem cérebros, sedentos por sangue e carne fresca), pois, no mais das vezes, se trata de uma alienação total, o “vírus” é transmitido por meia dúzia que controla os demais, que seguem religiosamente, como gados. Por falar nisso, tem muito a ver com a Bíblia mesmo, afinal, assim como boa parte dos crentes não leu uma página dela, os pseudo-marxistas também não leram uma página de Marx, rs. É a velha questão do fundamentalismo, não sabem o que é dialogar, não escutam, não apresentam argumentos e, sobretudo, não suportam qualquer diferença. Já afirmo no início do texto, no caso da esquerda, além de insano, esse “fascismo” é totalmente contraditório, uma vez que vai contra os próprios ideais. Como esquerda, tenho vergonha de me ver ser colocado junto a esses sujeitos lunáticos. Agora tem vários outros prédios ocupados lá, tem que ir para ver, mas como a alienação é gigante e pelo que vi das “lideranças” (que se acham tal sem mais e querem conduzir os outros – jovens abertos a seguir qualquer ordem para serem aceitos no grupo), é mais provável que estejam próximos do absurdo que experimentei no IGC do que o exemplo da FAE; sou a favor de ocupações (muitas das vezes a única forma de se ter voz), me coloco contra ocupações com práticas fascistas. No caso do último tipo, não quero qualquer ajuda delas para ecoar meus protestos. Penso que os fins não justificam quaisquer meios. O “filósofo do martelo” é o cara sim, imprescindível para esse momento! Beijo, até ;)

      Excluir
  3. Você assina mesmo, pois deu pra ver que você vive disso, não lhe traz problemas como já me trouxe. E bom, mesmo que eu quisesse ocupar algum lugar eu não conseguiria, pois trabalho de segunda a sexta-feira e preciso me desdobrar pra conseguir fazer meu mestrado na UFMG, realmente fico preocupado, tem professor ali que é tão facistinha quanto seus amigos invasores. O bom disso é que aprendi como os gays se sentem quando são oprimidos, quando precisam esconder o que realmente sentem.
    Mas sei lá, me diga uma manifestação de direita que impediu alguém de fazer alguma coisa? Eu ainda acho que fascista de esquerda são regras, e não exceção. Me formei na UFMG em curso de ciência sociais aplicada, conheço o perfil do pessoal que está ali, meu facebook está cheio deles desempregados mamando nas tetas de alguém. Minhas própria namorada que é esquerdista como vocês tem 2 graduações públicas nas costa, hoje é secretária na ufmg, concurso de nível fundamental, está chorando por causa da PEC, está com medo do governo congelar a vida dela...Eu já tentei influenciar ela dizendo que ela deveria buscar um trabalho melhor, voltar a se dedicar, estudar firme pra passar em um concurso melhor, mas só vocês conseguem influenciar ela, ela tá adorando as ocupações. Já expliquei pra ela que o governo já investiu um grana pesada nela, que as graduações dela não foram de graça, mas agora ela já tá me chamando de machista. Aí aí...Eu mereço viu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assino embaixo das palavras da Priscila. Anônimo, eu penso que devemos nos colocar, perdendo ou ganhando devemos ser nós mesmos, melhor perder amigos do que ter amigos falsos e, a meu ver, a pior mentira é aquela que mentimos para nós mesmos. Uma sociedade que só o aceita por vc não se mostrar não é uma sociedade aceitável. Nietzsche falava muito disso, o espírito domesticado, ressentido, que teme a tudo e a todos é o fim do homem. Mas cada um sabe de si e respeito sua posição; agora, comete um grande erro acusando quem se coloca abertamente de buscar apenas “aparecer para viver” (isso é um preconceito terrível, além de um visível julgar o todo pela parte que vc "conhece", alias, é o mesmo que vc faz com a esquerda).

      Eu atualmente trabalho em duas escolas, também faço mestrado e, pelo contrário, é exatamente isso que me faz ver com todas as letras como devemos lutar contra essa PEC em questão e todas as demais imposições desse governo golpista. Temos que ter em mente também que não apenas seremos afetados diretamente por estarmos inseridos na educação, se trata de algo que reduzirá drasticamente o Estado, e isso significa tirar daqueles que mais precisam, agigantar ainda mais nossa abissal desigualdade social, que, por sua vez, gera ou amplia todos os nossos problemas sociais, vc como um estudioso da área sabe disso, espero.
      Vejo sim que muitos dos ocupantes (alienados) estão ali de fato só por não terem nada o que fazer e ficar bem com a galera, mas, novamente, julgar o todo pela parte não é correto.

      Ora, meu caro, é sério essa sua pergunta?! Francamente, eu que o peço para citar uma manifestação de direita que não tenha ocorrido censuras! A grosso modo, a ideologia de esquerda real é exatamente o oposto do fascismo, ora, em última instância, se trata do governo do povo para o povo, quer dizer, não se trata de uma elite governando os demais, seria como ser fascista consigo mesmo, não faz sentido. A esquerda legítima ouve, argumenta, exatamente para mostrar a fraqueza dos "argumentos" de quem prega manter o status quo sem mais.

      Tem que ver porque ela está te chamando de machista, explique melhor isso. Parece-me um relacionamento “complicado” esse de vcs, duas pessoas juntas pensando de forma tão diferente, mas enfim. Sou crítico do machismo, o problema que narro no texto é que fui chamado de tal sem fazer nada, daí o absurdo.

      Excluir
  4. kkk vivo de que cherrie? Desculpe, não entendi...vivo de assinar meu nome? Como vc sabe o já me causou ou não problemas? Você não precisa ocupar, basta se informar o porque e para que das ocupações. Eu tb não estou participando por estar como vc com meu tempo comprometido, mesmo assim não me isento de acompanhar à distancia principalmente por ser algo que me afetará diretamente. Que bom que sua experiência pessoal o fez ter a capacidade de se colocar no lugar de alguma minoria, não é incrível essa abertura de consciência? Querido, as manifestações de direita no Brasil são pura violência, vc está brincando, não? Nunca participou nem viu nenhum vídeo? Geralmente a direita brasileira usa vocabulário extremamente chulo e ofensivo e pessoas são agredidas fisicamente só por estarem usando uma roupa de certa cor ou por estar passando por ali naquele momento. Claro que não são todos, mas é algo bem comum de se acontecer quando a 'direita' se manifesta, coloco as aspas por pudor mesmo. Você não pode generalizar assim sobre a esquerda, não seria realista. Só não entendi ainda como você faz mestrado e ainda em humanidades e ainda não entendeu que estes cortes propostos pelo governo ilegítimo lhe afetará diretamente. Você não vai querer seguir carreira de professor não, né? Porque senão, mais alienado de sua condição ainda...Acá, e sobre sua namorada, me conte, qual foi seu conselho para ela mesmo? Prestar concurso? Não é público não, né? Pq isso nem vai mais existir caso não nos unirmos todos para revogar o fim da destruição da máquina pública. Você deveria escutá-la mais, será que não é isso que ela quis dizer com vc estar sendo machista, por não escutá-la com mais atenção? Ela deve estar cheia de informações preciosas para você e as possibilidades reais para seu futuro. Ou você pode estar se equilibrando em um barquinho se aproximando em alta velocidade de um baita iceberg logo à sua frente, no qual você não consegue enxergar por estar lendo este discurso que te deram pra ler, te convencendo de atuar este papel da concretude-material suicida no teatro da vida.

    ResponderExcluir
  5. Vocês são habilidosos com as palavras, não são esquerdopatas facistinhas como se tem visto aos montes por aí, com eu disse vocês são a exceção, e não a regra, apesar de vocês acharem que são a regra. É muita coisa pra pontuar, mas não, não gostaria de ser professor e concursos não irão parar por causa da PEC, a PEC não prevê extinção de cargos, se as vagas forem desocupadas, deveram ser preenchidas normalmente, isso é conversa fiada, você sabe disso.
    Essa conversa não tem fim, vocês não vão me convencer nem eu vou convencer vocês de nada. Só concordei com a parte lá da minha namorada, vou deixar ela em paz lá no cargo de secretária dela com os diplomas pendurados no guarda-roupa, com o PEC ou sem PEC a vida dela está congelada ali, mesmo que ela ganhe um aumento absurdo de 50%, ganhando 2 mil reais, vai mudar quase nada na vida dela, mas já que vocês insistem! E vou adicionar no meu glossário uma das centenas de definições pra machista, que pode ser: "machista é aquele que não ouve".
    Agora vou passar uma informação, talvez inútil, pois vocês não são alienados, sabem de tudo. Eu sou servidor público estadual de nível superior, lá foi aprovado por lei o pagamento de gratificações por função, pois o salário lá é tão ruim que precisa complementar. Mesmo aprovado em lei, já faz um ano que não é pago por falta de recursos. Vocês devem saber que os salário dos servidores estaduais estão sendo parcelados em até 3x, o 13º já disseram que dificilmente vão conseguir pagar...to só observando o que está acontecendo no Rio, lá eles tão rezando pra receber e jã tão cortando. Na UFMG eu sei que o monte de terceirizados já foram pro olho da rua, várias obras paradas. Enfim, eu não ainda to naquela "eu prefiro ter meu salário congelado do que correr o risco de ele cortado". O próprio Guido Mantega já veio com esse papo de "teto". Tenho plena certeza que com essa PEC muita gente será prejudicada, mas to com um pressentimento que sem ela muita gente vai está completamente ferrada. E me poupem de soluções infantis "é só taxar os ricos, é só cortar salário de políticos, é só acabar com a corrupção". kkk isso aí nunca vai acontecer, já que nem vocês levantaram uma faixa sequer pedindo isso.
    Como eu disse, é uma conversa sem fim, pra mim já rendeu muito. Eu namoro com uma petista, esquerdista, acreditem, sou um conservador de direita que sabe conviver com quem pensa diferente de mim. Só deixo a reflexão para vocês: fascistas de esquerda são regras ou exceção?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. https://www.facebook.com/depjorgesolla/videos/1297440173609172/?pnref=story

      http://justificando.com/2016/10/26/professora-de-economia-da-usp-explica-o-que-voce-precisa-saber-sobre-pec-241/

      https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=1290770784276111&id=800887096597818&hc_location=ufi

      Veja aí Anonimo, sobre a PEC. Especialistas em economia da USP e da Unicamp. Mas assista mesmo hein! Depois vou fazer um quiz sobre os vídeos e ver quantas vc acerta, rs. Depois eu volto aqui pra escrever outro texton :) Inté mais!

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkk isso fica vivo aqui? Eu deletei este comentário pq ao invés de escrever no responder escrevi um novo comentário, aí copiei e colei grudado no Anônimo. :)

      Excluir
  7. Você é muito boa em falar, mas não é tão boa em responder.

    https://www.youtube.com/watch?v=N5gJ5I1RJVM

    https://www.youtube.com/watch?v=84FzyZZVE0s

    O governo Temer além de ser golpista é copista também kk.
    Minha cara, eu conheço o lado negativo de PEC também, não sou jumento pra não saber o quanto ela é danosa, jamais disse que a PEC é pra melhorar, disse que é no máximo pra "parar de piorar". Eu já tinha visto em um seminário essa moça militante do PSOL. Ela fala como se baixar taxa de juros ou taxas os ricos fosse uma tarefa simples, mas sabemos que não é, nem o bondoso governo petista em sua melhor fase com 4 mandatos consecutivos quis mexer com isso, não será o governo Temer que irá. Ou você vai me dizer que o Governo petista taxou os ricos? Só leio notícias mencionando em "renuncia fiscal", deve ser por isso que é um problema de receita e não de gastos, né? Governo Dilma tentou baixar a taxa de juros na canetada e parece que não deu muito certo não. Eu acho engraçado essas soluções simples, tinha até citado acima.
    Enfim, não vou bancar o economista aqui não, porque não sou, Por isso que estava citando ali só coisas práticas eu eu vejo no meu dia-a-dia. Eu acho que brasileiro já paga imposto pra caralho, o que se arrecada já deveria ser mais que sucifiente, não gosto da ideia do governo gastar mais do que ganha aumentando a divida loucamente, pois isso só ajuda rentista. Eu não quero que o Temer aumente nossa dívida pra beneficiar banqueiro...Com PEC ou sem PEC o futuro é incerto do mesmo jeito. Vamos rezar pra China voltar a carregar o Brasil nas costa, né?

    Mas é sério, essa conversa não vai terminar nunca, é uma guerra sem fim de argumento, eu sei que você não é desses esquerdistas facistas. Reconheço sua inteligencia. Mesmo que eu seja reprovado no seu QUIZ, isso não irá significar nada, eu não sou economista, e provavelmente nem você é. Acho que o tema do tópico era "fascistas de "esquerda" e não PEC241 em si.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Tá vendo, seria melhor ter te respondido sem ter sido neste mode resposta...a linha é mais espremida, assim o texto parece maior...bah! Quanto pudor tenho eu com a ditadura do poder de síntese monossilábico atual! hahaha

      Excluir
    3. PUXA...precisava ao menos de uns parágrafos...rs

      Excluir
    4. Olás queriduss Anônimuss! Acordamos um pouco ácidos? Eu sei, eu tb fui... então quites? :P Que tal tomarmos um leite de magnésia e continuar? hehe.

      Só esclarecendo, não falei sobre o quiz no intuito de espetá-lo gratuitamente, contudo queria provocá-lo a assistir, mas se era algo que já sabia, ok...mas não parecia...de qq forma foi mal educado de minha parte, principalmente pq ainda não vi e nem sei quando poderei ver seus links.

      Queria abordar esta conversa por outro ângulo pois considero economia uma disciplina puramente especulativa para discutirmos como algo por demais concreto, claro que é uma especulação que mexe no concreto, mas isso só ocorre e ganha vida a partir de uma crença injustificável, e ser injustificável para algo que se resolve através de números, a meu ver, é ilógico mas esta é uma posição que levaria páginas para explicar e defender, já que teria que me defender de críticos nervosos vindo de todos os lados, disciplinas e linhagens teóricas, pois hoje em dia a crença mais forte é de que isso é o que temos de MAIS concreto e ÚNICA possibilidade de abordagem existencial passando na frente inclusive de nossas próprias vidas, do como, do quê, do para quê, do toda, da parte, enfim...e até mesmo da possibilidade de vida do planeta. E falo isso chocantemente sem chocar uma só alma, rs.

      Veja bem, todo o seu argumento é de que não há outro jeito, viu como é fatalista e determinista a crença econômica?

      Mas vamos ao que aparentemente é a única coisa a te interessar...esta questão aí que você quer saber, e exige resposta, é algo que estou desenvolvendo em um artigo. Não é algo simples de responder assim rapidamente em algumas linhas. Está difícil para eu explicar tudo envolvido neste tipo de conduta em muitas páginas, pois há muitos aspectos, mas não é do jeito que vc coloca, como sendo especialidade da esquerda com ou sem aspas.
      Cara, eu tenho que terminar de escrever isso que me propus, falar sobre algo que vou fazer me deixa ansiosa, eu ia respondê-lo rapidamente, mas o momento passou, e agora o 'timing' é péssimo...

      Depois que terminar eu volto aqui e tento resumir, ou te passo o texto, no momento estou ainda embebida das leituras e idéias que pulam desordenadas, caóticas em linhas que se fundem e depois desaparecem, rasuradas ou exterminadas definitivamente, culpadas de sua própria abstração.

      p.s. não sou nem nunca fui petista, já votei sim em Lula e neste segundo mandato no segundo turno em Dilma, pelos motivos óbvios e sempre tive sérias críticas ao governo do PT, apesar de que teve pontos fortes nunca dantes vistos por aqui, mas tudo que foi feito, com certeza não seria pq eram bonzinhos, rs para poder entrar Lula teve que 'entender ' certas coisas que já deturparam a maior parte da intenção inicial. Porém te digo e afirmo, pela primeira vez não me senti tão envergonhada da submissão colonial que os governos de nossa direita mesquinha e vendida apresentam internacionalmente, sim, passamos a ser mais respeitados enquanto povo no exterior, fez bem para nossa imagem. Mas agora os baba-ovos do império voltaram reivindicando mais do que nunca a manutenção do título colônia, em imagem e concretude material(falávamos desta PEC...do pré sal, etc) Mas acá moçoilo...explica aí...o PT é de esquerda agora, é? De onde você tirou essas idéias?

      Excluir
    5. Ah...melhor assim, né? vou deletar agora o que não tinha parágrafos transformando os assuntos em uma massa amorfa de palavras.

      Excluir