segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Dia do Professor: Ditadura nunca mais!

          Hoje é dia dos professores, e com tudo que ensinamos a vocês, peço que reflitam sobre o voto nesses momentos sombrios que estamos vivendo no Brasil.
          Como professor prezo pela liberdade, ninguém é um cidadão completo se amanhã ou depois for censurado. Não quero meus alunos indo para a sala de aula com medo, obedecendo calados uma hierarquia cega, olhando para o chão como pessoas inferiores, com um militar no comando da Direção. Chicote não gera conhecimento. O verdadeiro aprendizado é uma troca.
          Não quero que substituam um dos maiores orgulhos de nossa pedagogia, o internacionalmente famoso professor Paulo Freire por Alexandres Frotas da vida. “Kit gay” é lenda, mas questão de gênero tem que estar sim nas escolas (obviamente de forma apropriada para cada faixa etária), pois não tratar disso faz com que alunos sejam discriminados, agredidos, humilhados, linchados e muitos suicidam. A escola tem que ser omissa diante disso? Não, jamais!
          Foucault já nos diz como o formato da escola é similar a presídios, não é esse ambiente que eu quero para meus alunos, é preciso transformar tal, é preciso uma educação libertadora. Criatividade não se faz porque tem uma autoridade a lhe obrigar.
          Repressão nunca fez um povo evoluir, educação sim! Não vote em alguém que diz que o “erro da Ditadura foi não matar mais”. Muitos professores foram perseguidos e mortos na Ditadura Militar. Um bom professor sabe reconhecer as individualidades de cada um de seus alunos, e olhar com mais atenção as minorias que não vão bem, não vote em alguém que diz: “minorias tem que se curvar às maiorias, elas se adequam, ou simplesmente desapareçam”.

          Faça sua parte para não eleger um monstro fascista, esse é o maior presente que você pode nos dar hoje, esse é o maior presente que você pode se dar.

#DiaDosProfessores #DitaduraNuncaMais #EleNão #AgoraÉHaddad #Haddad13

Nenhum comentário:

Postar um comentário